domingo, 19 de julho de 2009

Suicídio

Dentre os meus amigos vários já tentaram não ver mais o céu azul. Incessantemente permaneci no lado deles tentando confortá-los comentando que a vida é bela. Apesar das minhas palavras, ninguém tem êxito ao dizer que as pessoas se matam por tal motivo. Afinal, o que levaria uma pessoa a ir contra a ordem natural onde a grande maioria luta para sobreviver? Respostas possíveis: tristeza, sofrimento e depressão. Mas e as pessoas que se suicidam somente por terem caído na rotina? Isso seria loucura? Talvez. Apesar de que qualquer um pode ser definido como louco, pois loucos são aqueles que têm um mundo só, que não fazem coisas habituais dos digo 'normais'. Dentro de cada um de nós, vive a loucura. Enfim, quando se quer ouvir somente o barulho do silêncio e a escuridão, se criam vários motivos. Existem pessoas que cometem esse ato sem nunca ter tido depressão, nem grandes alegrias ou tristezas que durassem muito, pessoas com problemas iguais aos de todos. E a religião? Como ela reage a isso? A grande maioria das religiões simplesmente desrespeitam os suicidas. O judaísmo, por exemplo, enterra os suicidas longe dos demais. O cristianismo define suicídio como desesperança, o que eles alegam que é um pecado gravíssimo e segundo o espiritismo a vida é uma missão e não podemos morrer sem completar a nossa e se caso isso acontecer, irá debilitar-nos na outra reencarnação. Talvez as religiões definam assim o suicídio para seus devotos não cometerem esse ato ou somente não reconhecem que os suicidas devem ser respeitados, essa é a minha opinião. Qual é a sua?
O suicídio é um assunto muito delicado, lendo Veronika Decide Morrer conseguimos ter uma opinião mais formada sobre o suicídio e lembre-se: Antes de fazer qualquer coisa pense duas vezes e não pense somente em você, pense em todos ao seu redor, nas pessoas que te amam.

11 comentários:

  1. continue ao lado se seus amigos, e nao deixe eles fazerem essa besteira!!
    Vivaavida!

    ResponderExcluir
  2. Rafaela muito fácil gostar do teu blog pois trabalha com a textualidade como o meu.Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado linda, sabes porque.

    Realmente me demostra cada vez mais que eis inteligentissima, meus parabéns, já tá nos meus favoritos. E o jeito que tu toca em assuntos sérios é legal pra caramba consegues definir muito bem isso.
    Eu sei mais do que devia sobre suicidio, mas, adorei mesmo ver isso ae.
    PARABÉNS. *-*


    ÓTIMO BLOG!

    ResponderExcluir
  4. digam o que disserem, eu acho o ato corajoso. o que te leva a fazer isso é um abatimento gigantesco, mas o ato em si, tem que ter muita coragem pra realizar. sobre veronika decide morrer, vai sair nosso cinema esse ano ainda, né? já vi o trailer, parece que vai ser muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga avassaladora...
    Suicidio pode ter as mais variadas razões e nem uma delas é suficiente para justificar a auto violencia. Não vi este filme, mas vou procurar assistir para depois comentar sobre ele.
    mantenha-se amiga, mas cuidado para não tornar-se co-dependente desses seus amigos especiais.

    ResponderExcluir
  6. Nem comente em suicídio... isso não pode, nem de forma fictícia, passar por uma garota (fucei seu orkut) tão bela como vc...

    bjs girl
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  7. Esse assunto é um pouco complicado, creio que todos não vivem só de momentos bons, mais sim de uma mistura de momentos bons com momentos ruins, cabe a nós enchergarmos o que queremos, infezlimente tem gente que prefere ver somente os momentos ruins da vida e preferem deixá-la!

    Sinceramente já tive pessoas conhecidas que fizeram isso, e até hj me pergunto o que aconteceu!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Oii! obrigada pelo comentário!! na minha opinião, qndo alguem toma a decisão de se suicidar é pqe tem algum motivo! e sempre são aqueles clássicos: depressão, tristeza e sofrimento. e para a pessoa qe passa por isso, a melhor solução é dar um fim na própria vida. mtas vezes até deixa de procurar uma ajuda médica, oqe diminuiria as chances do ato de suicidio acontecer... valeu a dica do livro! depois vou procurar para ler!
    adoreei seu blog!!! mto sucesso!! :D

    ResponderExcluir
  9. Não tenho como julgar o suicídio. Cada caso é um caso. Se uma pessoa chega ao ponto de não ver nenhuma esperança, nenhuma luz no fim do túnel, então ela está realmente atormentada. A verdade é que nem sempre tudo está perdido. Devemos aguentar o máximo que pudermos porque a qualquer momento as coisas podem mudar. Sempre há uma razão para viver. As pessoas que não conseguem ver isso devem ser acolhidas, amadas e tratadas. Não condenadas. Por essas e outras que eu desisti da religião. Limita minha fé, minhas crenças e minha espiritualidade.
    Já conheci pessoas que pensavam em se suicidar, mas no final acabaram por desistir disso.
    Tente mostrar para os seus amigos que ainda há muita coisa no mundo para ver antes de partir.
    Muitas razões para viver!
    ÓTIMO POST!

    ResponderExcluir

Primeiro de tudo, agradeço a todos os comentários. Leio eles com muito carinho e quero dizer que não precisam colocar no final 'visitem meu blog' pois faço questão de visitar todos. Comentem sobre a mensagem lida, obrigada.