segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CiberViciados

Existe um lugar onde as palavras substituem as falas e fotos substituem sentimentos, onde podemos decidir qualquer característica da nossa moradia e não temos limites financeiros, onde podemos fazer novas amizades sem precisar manter contato físico... O nome de tal lugar é Internet e com certeza você já sabe o que ela é. Apesar de ter citado somente uns fatos que ocorrem através da internet, ela nos auxilia em várias outras questões. Lembrando que ela não tem somente pontos positivos, mas isso já é outra história... A questão de hoje é que para muitas pessoas a internet passa de somente um Hobby e começa a participar da vida de tal pessoa que chega a se tornar o princípio diário da mesma. A maior parte dos depoimentos de psicólogos que eu li para fazer a matéria, comenta sobre o fato de a Internet estar criando em cada pessoa uma ilusão, como se para viver fosse preciso somente ligar o computador. Essa imagem se cria através das conversas com pessoas do outro lado do mundo ou de pertinho da sua casa, mas que você nunca viu pessoalmente, dos ‘fakes’ que são perfis com fotos de pessoas famosas ou bonitas,... Tudo isso cria certa fantasia na mente das pessoas e que com o tempo leva ao vício. Na minha visão, acho bom ter duas opiniões em um mesmo texto então vou digitar outra opinião que também me chamou atenção e que é verídica. Tal comentário diz que os usuários viciados na internet procurariam outro meio para ocupar o lugar da mesma, caso a internet não existisse. Mas mesmo lendo tal comentário, não vamos deixar o vício tomar conta de nós, certo?
Na maioria das vezes, o Hobby vira vício quando você pensa em programar seu dia de acordo com a internet. Ou seja, tirar fotos pensando em postar no Myspace, Orkut, Blog, Fotolog ou deixar de sair com os amigos para falar virtualmente com outras pessoas ou até mesmo (o que já foi o meu caso) quando almoçamos na frente do computador, exagerado não? Pois bem, quem é ciberviciado sabe que esses exemplos não são exageros. Um dos tratamentos existentes foi feito na China, onde um psiquiatra administrou uma terapia de choques elétricos para os viciados. Imaginando tal cena, parece filme de terror... Pois bem, o Ministério da Saúde chinês decidiu banir tal terapia alegando que tem uma eficácia incerta. Fora esse tratamento, não achei outros específicos, então para vocês ciberviciados digitarei somente o que digitaram em vários sites: Procurem um médico para aconselhar vocês a um tratamento, pois isso é vício e vício é doença e... Atenção pessoal se lembrem sempre que se divertir na internet é muito bom e eu não discordo de vocês, pois sou como todos, mas não deixem que esse hobby se torne uma prioridade afinal, é só um hobby.

8 comentários:

  1. A internet é, certamente, uma ferramenta que nos auxilia muito hoje em dia. Outra dia estava pensando e constatei que, se por algum motivo desse um pane na internet de todo o planet - no sistema...satélite, sei lá! - nada funcionaria até ajeitassem o erro. Praticamente tudo depende da internet e de computador, e mesmo indiretamente, nós tbm dependemos.
    As pessoas - digo isso para a nova geração tbm de internautas como eu - devem saber usar com sabedoria essa ferramenta, ou então enlouquecerá de diversas formas, algumas delas até já temos vistos, como, se isolando do mundo e vivendo uma 'vida' só dentro de casa, sem verdadeiros contatos com a sociedade.

    Muito bom texto!

    Dê uma forcinha pro meu blog tbm! Ele é novo e estou divulgando:

    http://www.ojuninhoblog.blogspot.com/

    se der, dê uma olhada nos posts - são bem rapidinho e interessantes - e comente!
    O blog vive em constante atualização, então, pode entrar a toda hora e a qualquer dia e encontrar material novo.

    Abraço e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. ooi
    texto ótimo!!
    desculpe vir encher a paciencia
    ée q estamos te seguindo e gostariamos mt q nos seguisse tb
    =D

    ->http://transmutationsandnarcotics.blogspot.com/


    bjO
    LúU

    ResponderExcluir
  3. a internet é mesmo uma grande ferramenta hoje em dia, eu já fiz testes e mostrou que eu era super viciado eu comecei a perceber bem e dai eu fui diminuindo meu tempo, mas agora já estou on sempre :B ótimo texto, ótimo blog :*

    ResponderExcluir
  4. nos com nossos blogs somos provas disso!

    ResponderExcluir
  5. Internet pra receita do arroz, pra descobrir tirar mancha da camisa, pra baixar a musica do lennon, pra ler o blog da Clarah, pra baixar os filmes prediletos, pra baixar a bibliografia da Simonne, pra ler a bula de ritalina. Internet pra falar do que sente com nomes falsos... Mais barato que terapia.

    ResponderExcluir
  6. Oi. Adorei a materia. Interessante que você abordou um assunto que extremamente importante na vida de todos, independente de quais sejam as idades, etnias, enfim.. muito interessante. No final da sua materia, você dá um dica sobre como os ciberviciados podem tomar uma inciativa sensáta pra o jogo virar e em vez do hobby ser vício, o vício voltar a ser um hobby. :D
    SUPER INTERESSANTE. adorei garota :)

    ResponderExcluir
  7. Oi...
    legal o texto,é mesmo,as pessoas as vezes esquece da vida fora das tela de um computador...muito bom seu texto...pura verdade!
    Parabens pelo blog!!!
    depois me faz uma visita...
    ^^

    ResponderExcluir
  8. ¡Hola!
    Muito original!
    Gostei muito do texto e principalmente do seu blog!
    Quando tiver um tempinho.. dê uma passadinha no meu tbm! vc vai gostar!
    um abraço
    Deus te abençoe!

    jeesusoneway.blogspot.com

    ResponderExcluir

Primeiro de tudo, agradeço a todos os comentários. Leio eles com muito carinho e quero dizer que não precisam colocar no final 'visitem meu blog' pois faço questão de visitar todos. Comentem sobre a mensagem lida, obrigada.